terça-feira, 3 de agosto de 2010

Gutac / Inecon

inecon@terra.com.br

ENTRADA FRANCA TODOS OS DIAS

O grupo Gutac/Inecon em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) realizarão de 29 de julho a 3 de agosto, o projeto Balada de Amor no Sertão, no teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo. O projeto é financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC).O projeto é composto pelo espetáculo “A Noiva” que tem classificação de 12 anos e duração aproximada de 50 minutos, pelo debate e introdução aos signos teatrais da temática do projeto com a professora, doutora Maria Cristina Moreira de Oliveira e por fim com apresentação e doação de livros sobre Teatro Popular – Estética e Política: A questão teatral; A questão cultural de Cristina Mato Grosso para escolas e entidades culturais.

Nos dias 29 e 30 de julho e 2 e 3 de agosto (quinta, sexta, segunda e terça-feira) o projeto será apresentado para escolas da capital às 15h e às 19h30min e nos dias 31 de julho e 01 de agosto (sábado e domingo) será aberto ao público em geral com sessão às 19h30min.

O espetáculo “A noiva” pertence ao projeto Balada de Amor no Sertão, defendido na tese de doutorado de Cristina Mato Grosso pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). A temática do amor impossível tem como foco a personagem Marininha, objeto de desejo de Pedro Palito, do Coronel João (seu patrão e padrinho) e do próprio pai.

No entanto, de acordo com a crítica Maria Adélia Menegazzo constata que não há uma visão sublimada da relação amorosa, mas de sua exploração enquanto objeto de desejo erótico. Fundem-se, assim, amor, desejo, erotismo e tragédia, em doses crescentes, revelando uma estrutura social de dominação, aonde vão se alojando sub-temas e o mais evidente deles, o incesto.

A obra “Teatro em Questão” integra este projeto de resgate. Ele apresenta obras teatrais de Cristina Mato Grosso encenadas pelo grupo Gutac/ Inecom, em linguagem teatral híbrida ator-boneco, onde se inscreve o personagem Pedro Palito. Este personagem é também nesta obra, objeto de introdução de uma pesquisa sobre seu significado cultural.

A obra “Cultura em Questão” faz reflexões fundamentais acerca das áreas da educação e da cultura. Trata-se de três ensaios realizados no âmbito acadêmico da USP e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Neles a pesquisa é vista como uma missão e o espaço como trabalho pedagógico, uma forma de resistência artística.

Gutac/Inecon


Criado em 1971, o Gutac (Grupo Teatral Amador campo-grandense) passa a se utilizar de outra entidade, o "Instituto de Educação e Cultura Conceição Freitas (Inecon)", e amplia seu espaço pedagógico e teatral. O Gutac já ganhou vários prêmios de teatro; último, em 2005, foi o prêmio Funarte-Petrobrá s (Montagem Cênica), com a peça "Balada de Amor no Sertão".

Em 2007 o grupo de teatro Gutac/ Inecom completou 36 anos de militância e lançou o projeto de resgate cultural Teatro de Resistência”. Realizou a abertura do ciclo de Seminário Itinerante “Teatro Popular e Universidade” no Teatro Glauce Rocha, no qual marcou um momento de consolidação de militância social através da arte teatral.

Escolas interessadas podem agendar horário com a produção do grupo Gutac/Inecon pelo telefone 3324-5065. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1795 de terça a sábado das 8h às 22h e domingo das 14h às 19h.

Contato à Imprensa:
Cristina Mato Grosso: (67) 9202-6424/3324- 5065

Nenhum comentário: